Tuesday, April 24, 2007

A amizade

durante anos achei que a amizade era o sentimento que mais liberdades nos permitia, que a um amigo se podem dizer todas as coisas, mesmo que por vezes pudessem magoar, porque é por isso que as amizades existem, para que haja alguém que nos possa emprestar um ombro para chorar, passar-nos a "mão pelo pelo" e dar-nos colinho, rir e chorar connosco, mas que, nas alturas necessárias nos diz "acorda para a vida que assim n chegas a lado nenhum". Porque a amizade permite estas coisas, pelo menos o meu conceito de amizade.. permite que sejamos nós os unicos a dizer: sai dai, deixa isso, estás a ser parva....
Mas enganei-me, ou então o conceito de amizade é algo que é forjado consoante a situação... ou isso ou existem diversos conceitos de amizade... aceito que existam mas não me peçam para aceitar uma amizade condicionada, uma amizade na qual não posso dizer o que penso sob o risco de que alguém que adoro se ofenda... a ti, que não percebeste esse conceito de amizade que tanto prezo, volto a explicar-te, para que percebas de uma vez por todas:
1. A amizade é incondicional
2. A amizade é um estrada de dois sentidos
mas acima de tudo, a amizade na sua forma mais pura é algo que une duas pessoas numa relação, que como todas, necessita de ser alimentada.... e tu pura e simplesmente esqueceste-te com que ingredientes a nossa foi feita....

3 comments:

Unknown said...

E tal como comentei num post sobre matéria semelhante: mai nada porque afinal sempre ouvi dizer que "quem diz o que quer, ouve o que não quer"...

Marta said...

E eu digo aqui, para toda a gente ler e reler: estás e estarás sempre autorizada a dizer o que pensas porque eu sei que tu queres o melhor para mim incondicionalmente!!

Nuno Duarte Revés said...

Bonito conceito de amizade!! E muito correcto! Como me ensinou a minha mãezinha, "quem te faz chorar é quem te faz rir". E que quer ela dizer com isto? Muito simples! A essência da "coisa" é, mais ou menos, esta: os amigos não são aqueles que te dizem q tudo q "sim". Os amigos são aqueles que te fazem analisar as situações com outrso olhos e sob outros pontos de vista que não o teu, ainda que isso nos custe horrores.

O meu conceito de amizade anda por essas bandas... Quando sou amigo de alguém, tenho que ser verdadeiro para com essa pessoa. E se tenho que ser verdadeiro não posso condicionar as minhas opiniões nem ocultar a forma como encaro os problemas ou situações. Logo, sinto-me não só no direito mas também na obrigação de expressar a minha opinião sem qualquer tipo de rodeios. Por vezes ainda reflicto um bocadinho e abstenho-me de alguns comentários menos prazenteiros... mas, regra geral, sai bomba!! eheheh

Beijinhos